História

O futebol de Alagoas é organizado por uma instituição desde 1927. Primeiro, pela Coligação Esportiva de Alagoas (CEA). Em seguida, surgiu a Federação Alagoana de Desportos (FAD) em 1934. 57 anos depois, é implantada a Federação Alagoana de Futebol (FAF), que teve o saudoso Waldemar Correia como o primeiro presidente.

Tudo começou em 1927. Com o fracasso da Liga Alagoana de Desportos, os clubes sentiram a necessidade de criarem uma nova entidade para reorganizar o futebol alagoano. Partiu do CRB a iniciativa da fundação da Coligação Esportiva de Alagoas. Várias reuniões, nas sedes do CRB e CSA, junto com outros clubes, foram necessárias para oficializar a fundação da nova entidade que recebeu o nome de Coligação Esportiva de Alagoas.

Os clubes que assinaram a ata de fundação da CEA, além de CSA e CRB, foram os mesmos que disputaram o primeiro campeonato oficial em Alagoas: Vera Cruz, Tiradentes, Flamengo, Uruguai e Barroso. Seu primeiro presidente foi Otacílio Maia, um grande desportista que também jogou futebol no Clube de Regatas Brasil com o apelido de Tatá.

Nas primeiras reuniões, ficou acertado o início do campeonato, a tabela e os regulamentos. Entretanto, no começo tudo foi difícil. Lutas internas, dirigentes que procuravam burlar as leis do jogo, clubes que se afastaram depois de iniciado o campeonato porque não concordavam com arbitragem. Enfim, muitos problemas foram enfrentados pelo presidente Otacílio Maia.

Os juízes, por exemplo, eram diretores de clubes e alguns jogadores. Não havia regras de futebol disponível no mercado alagoano. Desta forma, para apitar um jogo de futebol, bastava que o desportista tivesse certo conceito junto a sociedade de nossa terra. Otacílio Maia e Eduardo Silveira, os dois primeiros presidentes da CEA, apitaram muitos jogos de nossos campeonatos. Mesmo assim, muitos foram os problemas criados por causa de arbitragem.

Desde a existência da Coligação Esportiva de Alagoas, 43 presidentes comandaram a maior instituição futebolística da terra dos marechais. Entre os seus mandatários mais conhecidos, estão na lista o drº Ib Gatto Falcão, José Sebastião Bastos, o “Bastinhos”, Orlando Gomes de Barros e Cleto Marques Luz. Atualmente, a entidade é comandada por Gustavo Dantas Feijó, que está no posto desde 2007.

Antigas sedes

Durante todos esses anos de existência, a FAF funcionou em várias sedes, sendo todas localizadas na cidade de Maceió. As mais recentes foram nas Ruas Boa Vista, Comendador Wanderley, noMercado da Produção; Rua do Imperador; e Rua Zacarias de Azevedo, Centro. A instituição se encontra atualmente na Avenida da Paz, também na região centralizada da capital.

Texto: Federação Alagoana de Futebol com informações do historiador e jornalista Lautheney Perdigão, responsável pelo Museu dos Esportes.

Próximos jogos

Próximos jogos
 
 
05/08 às 15h:00 DSA x ASA
05/08 às 15h:00 CRB x DMS
08/08 às 15h:00 DMS x DSA
08/08 às 15h:00 ASA x CRB
12/09 às 15h:00 COM x SDM

Classificação

Campeonato Alagoano da 1ª divisão - Copa Maceió (Copa Maceió)

  • Grupo A
  • Grupo B