04/03/2013

Time vai decidir título contra o Campinense-PB

Texto:A-A+ Bruno Soriano   - (Foto: Futura Press)

O ASA voltou a surpreender e, com gol de cabeça do atacante Léo Gamalho, aos 37 minutos do segundo tempo, calou o Castelão, em Fortaleza, vencendo o Ceará por 1x0, na tarde deste domingo (03), conquistando a classificação para a grande final da Copa do Nordeste, em partida que cada time teve um gol anulado. E o adversário do Alvinegro do Agreste já está definido: será o Campinense-PB, que eliminou o Fortaleza, também neste domingo.

No primeiro jogo da semifinal, o ASA ficou no empate em 3x3 diante do Vozão. Com isso, viajou para a capital cearense precisando de uma vitória simples ou de empate por quatro ou mais gols. Um novo empate em 3x3 levaria a disputa para a cobrança de pênaltis.

E o primeiro jogo da decisão do certame regional acontecerá em Arapiraca, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, na tarde do próximo domingo, 10.

O jogo

O jogo teve início com o Ceará partindo para cima, empurrado por seu torcedor e criando boa chance aos 13 minutos. Após cobrança de falta pela direta, o atacante Magno Alves subiu mais alto que todo mundo e conseguiu o cabeceio perigoso, mas para fora, para alívio do goleiro Gilson.

O Vozão tinha mais volume de jogo, apesar da dificuldade para superar a marcação adversária. O ASA, por sua vez, não conseguia explorar a velocidade do contragolpe. Sem avançar pelas laterais, o time de Arapiraca não criava o bastante, já que o meia Didira não teve vida fácil, sem conseguir acionar Léo Gamalho, isolado no ataque.

Já aos 19’, o time de Fortaleza, que detinha as melhores chances, quase abriu o marcador. O meia Ricardinho dominou pela direita, na entrada da área, e chutou forte, acertando o poste do goleiro Gilson. Na sequência, a zaga do ASA afastou o perigo.

E só dava Ceará. Após bate-rebate na grande área, a bola quase sobrou na pequena área para o meia Régis, aos 25 minutos, mas a defesa do Gigante afastou o perigo na hora 'h'. E o mesmo Régis desperdiçaria nova oportunidade já aos 45’, chutando para fora.

Gol da classificação

A partida seguiu praticamente a mesma no segundo tempo, com o Ceará em cima, desperdiçando muitas oportunidades. Numa delas, aos seis minutos, o atacante Anselmo foi lançado pela esquerda, nas costas da zaga, e chutou rasteiro. Gilson caiu no canto esquerdo e defendeu parcialmente. Na sequência, Edson Veneno afastou o perigo.

Mas o ASA reagiu aos 10 minutos. O atacante Léo Gamalho recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Didira. O meia chutou prensado, na pequena área, e a zaga do Vozão afastou o perigo.

Já aos 15’, o Ceará – que seguia em cima, encurralando o adversário em seu campo de defesa – criou nova grande chance. O meia Ricardinho recebeu na entrada da área e chutou forte. Gilson, no reflexo, espalmou para escanteio, no centro do gol.

Aos 31 minutos, o Vozão novamente chegou à meta do goleiro Gilson, em rápido contragolpe. O meia Válber – que substituiu o atacante Anselmo – recebeu pela direita, abriu espaço para a perna esquerda, mas chutou em cima do zagueiro. A bola passou à direita do goleiro alvinegro.

Um minuto depois, foi a vez de o técnico Leandro Campos processar a primeira mudança no ASA – que precisava abrir o marcador –, com o meia Jorginho saindo para a entrada do atacante Rodrigo Datas. E como quem não faz, leva, o time de Arapiraca conseguiu marcar, já aos 37’.

Após cobrança de escanteio pela direita pelo lateral Osmar, o atacante Léo Gamalho subiu mais alto que todo mundo, em lance no segundo pau, e cabeceou para baixo, acertando o canto direito do goleiro Fernando Henrique, que foi na bola, mas nada achou: 1x0.

O clube alagoano então se fechou no final, para administrar o resultado, calando o Castelão. Leandro Campos ainda trocou o meia Thalysson pelo atacante Wanderson, para tentar manter a bola no campo adversário, antes de ver o Ceará criar mais duas grandes chances de igualar o confronto.

Numa delas, já aos 46’, o atacante Pingo recebeu pela direita, nas costas da zaga, e chutou cruzado. A bola passou por dois, mas ninguém do Ceará conseguiu concluir na pequena área e a bola saiu à direita do goleiro Gilson, para alívio do torcedor arapiraquense, que também marcou presença no Castelão.

Autor: Jnior Beltro

Próximos jogos

Próximos jogos
 
 
24/09 às 15h:00 CRB x ARA
27/09 às 15h:00 IPA x UNI
27/09 às 15h:00 DIN x SPO
27/09 às 15h:00 SES x DSA
11/10 às 15h:00 SPO x IPA

Classificação

Campeonato Alagoano da 2ª divisão (Fase da Classificação)

Classificação P V J
Veja a classificação completa
Classificação do Campeonato - Campeonato Alagoano da 2 diviso (Fase da Classificao)
1 Ipanema 3 1 1
2 Dínamo 1 0 2
3 São Domingos 0 0 1
4 Sete de Setembro 0 0 1
Classificação do Campeonato - Campeonato Alagoano da 2 diviso (Fase da Classificao)
1 União Palmeirense 4 1 2
2 Desportivo Aliança 3 1 2
3 Sport 3 1 1