14/03/2017

Fundada em 1927, Federação Alagoana completa 90 anos

 |

A Federação Alagoana de Futebol completa, nesta terça-feira (14), 90 anos de história. A entidade foi fundada no dia de março de 1927 para suprir a necessidade de uma instituição que unisse os clubes existentes em Maceió, organizasse a competição e disciplinasse as partidas amistosas. Atualmente, promove a maior competição esportiva de Alagoas, que coloca os principais times do Estado na luta pelo tão almejado título de campeão.

O presidente da FAF, Felipe Omena Feijó, comemora a data e diz que o futebol alagoano tem crescido nos últimos anos. “A Federação tem passado por reformulações. Melhoramos as competições de base, investimos na Arbitragem e temos ajudado os clubes do nosso futebol. Reflexo disso tem sido as boas campanhas que CRB, CSA e ASA fizeram ano passado no Campeonato Brasileiro. E nesse ano, o Murici e o ASA surpreendem na Copa do Brasil”.

Começo da FAF

Tudo começou em 1927. Com o fracasso da Liga Alagoana de Desportos, os clubes sentiram a necessidade de criar uma nova entidade para reorganizar o futebol alagoano. Partiu do CRB a iniciativa da fundação da Coligação Esportiva de Alagoas. Várias reuniões, nas sedes do CRB e CSA, junto com outros clubes, foram necessárias para oficializar a fundação da nova entidade que recebeu o nome de Coligação Esportiva de Alagoas (CEA).

Os clubes que assinaram a ata de fundação da CEA, além de CSA e CRB, foram os mesmos que disputaram o primeiro campeonato oficial em Alagoas: Vera Cruz, Tiradentes, Flamengo, Uruguai e Barroso. Seu primeiro presidente foi Otacílio Maia, um grande desportista que também jogou futebol no Clube de Regatas Brasil com o apelido de Tatá.

Nas primeiras reuniões, ficou acertado o início do campeonato, a tabela e os regulamentos. Entretanto, no começo tudo foi difícil. Lutas internas, dirigentes que procuravam burlar as leis do jogo, clubes que se afastaram depois de iniciado o campeonato porque não concordavam com arbitragem. Enfim, muitos problemas foram enfrentados pelo presidente Otacílio Maia

Desde a existência da Coligação Esportiva de Alagoas, 43 presidentes comandaram a maior instituição futebolística da terra dos marechais. Entre os seus mandatários mais conhecidos, estão na lista o drº Ib Gatto Falcão, José Sebastião Bastos, o “Bastinhos”, Orlando Gomes de Barros, Cleto Marques Luz e Gustavo Dantas Feijó.

Atualmente, a entidade é comandada por Felipe Omena Feijó, que está no posto desde 2015. A sede da Federação Alagoana de Futebol está situada à Avenida Pretestato Ferreira Machado, nº 919, Jatiúca, Maceió/AL. 

*Informações extraídas do livro História do Futebol Alagoano - Arquivos Implacáveis, do jornalista Lautheney Perdigão.

--

Siga-nos nas redes sociais
Autor: FAF

Próximos jogos

Próximos jogos
 
 
26/11 às 15h:00 STC x SPO
27/11 às 15h:00 CRB x SET
03/12 às 15h:00 SET x CRB

Classificação

Campeonato Alagoano 2ª Divisão (Fase Única)