21/09/2017

Federações discutem a criação da Copa do NE para os clubes de base

Encontro aconteceu na tarde desta quinta, em um Hotel em Maceió/AL

 |

Em uma reunião na tarde desta quinta-feira (22), presidentes de oito Federações de Futebol do Nordeste discutiram a possibilidade de criação da Copa do Nordeste das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15 no calendário 2018 do futebol brasileiro. O encontro aconteceu em um Hotel no Bairro da Pajuçara, em Maceió/AL, e contou com a presença de Gustavo Feijó, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Nordeste.

A intenção das Federações é acrescentar mais competições de base ao calendário da próxima temporada. De acordo com o documento apresentado aos presidentes na reunião, todos os Campeonatos Estaduais de base do nordeste seriam disputados de janeiro a junho.

E os meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro seriam reservados para a realização da Copa do Nordeste, que reuniria 18 times da seguinte forma: os nove campeões estaduais das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15, e os nove clubes melhores classificados no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

O objetivo das Federações e da Liga dos clubes no Nordeste é valorizar o desenvolvimento de novos atletas na região, possibilitando a formação de novos jogadores, aumentando a visibilidade no mercado. Atualmente, o número de partidas disputadas por jogadores de base dos clubes no Nordeste é menor, por exemplo, de outras regiões do Brasil, como a Sul e a Sudeste.  

A proposta de criação da Copa do Nordeste das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15, será levada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “A região Nordeste ainda carece de competições regionalizadas. Os clubes serão beneficiados de várias formas. Todos terão a oportunidade de disputar as vagas, independente de competições no âmbito profissional”, destacou Gustavo Feijó, vice-presidente da CBF.

Para o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Omena Feijó, as competições Estaduais de base terão outro significado com a criação da Copa do Nordeste. “Particularmente em Alagoas, os clubes de base têm se fortalecido nos últimos anos, sendo geridos cada vez mais de forma profissional. As Federações estão unidas em busca da Copa do Nordeste”. 

A reunião desta quinta-feira também contou com as presenças do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho; presidente e vice-presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues e Ricardo Lima, respectivamente; presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo Neto; presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio; presidente da Federação Piauiense de Futebol (FFP), Cesarino Oliveira; presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues; e o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Rodrigues.

Foto: Federação Alagoana de Futebol

...

Siga-nos nas redes sociais
Autor: FAF

Próximos jogos

Próximos jogos
 
 
25/10 às 15h:00 SPO x CRB
28/10 às 09h:00 SET x DSA
28/10 às 15h:00 SDM x ZEC
28/10 às 15h:00 STC x IAC
29/10 às 09h:00 DMS x PPA

Classificação

Campeonato Alagoano 2ª Divisão (Fase Única)