12/11/2017

Pesquisa da FAF conta com a participação de mais de 2 mil torcedores

Novidades para a temporada 2018 foram apresentadas no Fórum do Alagoano

 |

Durante a 2ª Edição do Fórum do Futebol Alagoano realizado na tarde da última sexta-feira (11), no Hotel Best Western, na Pajuçara, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) apresentou o resultado da pesquisa “Fala Aí, Torcedor”, e novidades para a temporada 2018 do futebol alagoano.

Apresentada no evento pelo presidente da FAF, Felipe Feijó, a enquete contou com a participação de mais de 2 mil torcedores do dia 23 de outubro até o dia 06 de novembro no site da FAF. A fórmula de disputada do Campeonato Alagoano 2018 preferida na pesquisa foi a opção de pontos corridos e mata-mata com 47,49%.

A maioria dos torcedores responderam que a boa campanha do clube que torcem nos Campeonatos é o grande motivador para levá-los ao estádio, acompanhado de mais segurança, promoção de ingressos, clássicos, estádios mais confortáveis e mais disponibilidade de transporte público.

No item frequência aos Estádios de futebol em Alagoas, 65,05% dos torcedores afirmam que sempre vão aos estádios. A pesquisa contou com a participação de 87,41% de torcedores do sexo masculino e 12,59% torcedores do sexo feminino, sendo a maioria com idade entre 21 a 29 anos.

Na opção de compra de ingressos para ir aos estádios, 34,62% dos participantes disseram que compram ingressos em Shoppings. 31,73% preferem adquirir bilhetes em Lojas de clubes e 28,51% compram os ingressos nas bilheterias do estádio.

A pesquisa “Fala Aí, Torcedor” também procurou saber qual o melhor horário para assistir aos jogos nos estádios. 56,74% dos torcedores preferem assistir às partidas no período da tarde e 43,26% responderam que gostam de ir aos estádios no período da noite.

Calendário e novidades para 2018

Em 2018, o Campeonato Alagoano deve começar no dia 21 de janeiro e terminar no dia 08 de abril com 13 datas disponíveis e nove clubes participantes. A FAF irá propor a seguinte fórmula de disputa no Conselho Arbitral do dia 17: os nove clubes jogarão entre si em partidas de ida, classificando-se os quatro primeiros colocados para a semifinal, e os dois últimos colocados na Primeira fase sendo rebaixados à segunda divisão de 2019.

“2018 será um ano atípico para o calendário do futebol brasileiro em virtude da realização da Copa do Mundo da Rússia, e ainda temos que considerar, também, que essa temporada será um ano de transição do Campeonato Alagoano com a participação de um número ímpar de clubes (9), para que em 2019, possamos ter oito equipes”, ressaltou Luciano Sampaio, diretor de Competições da FAF.

Pensando na segurança e na credibilidade do Estadual, o presidente da Federação Alagoana, Felipe Feijó, firmou uma parceria com a empresa Sport Radar, líder mundial em prevenção, detecção e inteligência no combate à manipulação de resultados. Todas as partidas do Campeonato Alagoano 2018 contarão com um Sistema de Detecção de Fraudes (FDS) em parceria com a empresa.

As bancas de apostas espalhadas em todo o Estado serão monitoradas pela Sport Radar, que informará à Federação Alagoana de Futebol (FAF) qualquer suspeita relacionadas à manipulação de resultado no Estadual da próxima temporada.

Outra novidade para o torcedor alagoano será a promoção na compra de ingressos para os jogos do Campeonato Alagoano 2018. Os torcedores que forem ao estádio e guardar o canhoto do ingresso vai concorrer a uma camisa do seu clube em sorteio que ocorrerá no intervalo das partidas. Os detalhes e o regulamento dessa promoção serão divulgados em breve pelo Departamento de marketing da FAF.

Tecnologia na Arbitragem

A arbitragem alagoana receberá novos investimentos da Federação para o Alagoano 2018. O presidente da Comissão de Arbitragem da FAF, Charles Hebert, anunciou durante o Fórum do Futebol Alagoano a aquisição do aplicativo IAFUT. A ferramenta será utilizada por analistas de campo para avaliar o desempenho dos árbitros a cada partida no Campeonato Alagoano.

“O IAFUT vai ser integrado a um sistema de gestão de árbitros da Federação. O aplicativo será responsável pelas emissão das notas e pelo detalhamento da atuação dos profissionais nas partidas. A partir desse processo, as notas e as decisões acertadas e equivocadas dos árbitros serão publicadas no portal da transparência da arbitragem, que será integrado ao site da Federação”, explicou Charles Herbert, presidente da CA-FAF.

Foto: Ailton Cruz
...
 
Siga-nos nas redes sociais
Autor: FAF

Próximos jogos

Próximos jogos
 
 
26/11 às 15h:00 STC x SPO

Classificação

Campeonato Alagoano 2ª Divisão (Fase Única)