05/03/2018

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA ARBITRAGEM - ASA X CEO - 8ª RODADA

 | /
Jogo: ASA 2 x 1 CEO, Estádio COARACY DA MATA FONSECA - ARAPIRACA/AL
DECISÃO EQUIVOCADA DA ARBITRAGEM
 
Lance: Aos 37 minutos do segundo tempo, o jogador nº 02 da equipe mandante, tenta realizar um drible e perde o domínio da bola dentro da área penal da equipe visitante. Ao mesmo tempo, que o jogador nº 04 da equipe visitante vai em direção a bola para disputa-la.  Após a disputa de bola (bate-rebate), a mesma sobe e toca na mão do defensor (nº04) que encontrava-se em movimento natural. O árbitro muito próximo a jogada, interpreta como mão na bola, e marca tiro penal. Na sequência, o pênalti é cobrado pelo jogador nº 09 da equipe mandante, mas não é convertido.
 
Aplicação da regra:
 
Tocar a bola com as mãos implica o ato deliberado de um jogador tocar a bola com as mãos ou com os braços. No entanto a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração.
 
O árbitro deve considerar os seguintes critérios:
- o movimento da mão em direção à bola (e não a bola em direção à mão)
- a distância entre o jogador e a bola (bola inesperada)

 
Decisão regulamentar: Não houve a Penalidade
 
OBS: Considerando esse fato, analisamos que houve equivoco por parte da arbitragem em assinalar o tiro penal, no entanto, como o pênalti não foi convertido, não houve interferência no placar ou no vencedor da partida, nesse lance.
 
DECISÃO ACERTADA DA ARBITRAGEM
 
Lance: Aos 42 minutos do segundo tempo, após um lançamento na área penal da equipe visitante, o defensor Nº 04, puxa ombro e braço do atacante Nº 09 da equipe mandante, antes do mesmo ter o domínio da bola, sem disputa da mesma.
Aplicação da regra:
Quando um jogador cometer uma infração contra um adversário dentro da sua área de penal, que impeça um ataque promissor e o árbitro assinalar um pênalti, o jogador infrator não deve ser advertido se a falta for cometida na tentativa de jogar a bola. Em outras circunstâncias (ex: segurar, puxar, empurrar ou quando não haja possibilidade de disputar a bola) o jogador deve ser Advertido.

Decisão regulamentar: Tiro Penal e Cartão Amarelo
 
 
Autor: Arbitragem

Fotos

Próximos jogos

Próximos jogos
 
 
27/05 às 15h:30 CSA x CRB
31/05 às 15h:00 FFS x CSE
31/05 às 15h:00 SET x CSA
31/05 às 15h:00 CRB x CEO
02/06 às 15h:00 AGR x CRB

Classificação

Campeonato Alagoano (Primeira fase)